EVOLUÇÃO
Evolução é
o processo de modificação das características de uma população ao longo do
tempo.
A Evolução
pode ser evidenciada através da comparação entre os organismos, sejam estes fósseis ou de espécies atuais, que
podem ser observadas através de estruturas análogas
e homólogas.
São considerados fósseis quaisquer
indícios da presença de organismos extintos que vivem em épocas remotas da
Terra.
As estruturas análogas são as que exercem a mesma função e não derivam
de modificações de estruturas semelhantes já existentes em um ancestral comum
exclusivo. Essas estruturas não possuem a mesma origem embrionária. Já as estruturas
homólogas, assemelham-se entre si, pois derivam de estruturas presentes em
um mesmo grupo ancestral comum, refletindo em parentesco evolutivo. Essas
estruturas têm a mesma origem embrionária, mas podem ou não desempenhar a mesma
função, como por exemplo, as asas do morcego e as nadadeiras da baleia – apesar
da função diferenciada, essas estruturas são homólogas, pois são modificações
de ossos presentes nos membros anteriores dos animais que compõe o grupo
ancestral exclusivo que deu origem aos mamíferos.
Principais
teorias evolutivas:
Lamarckismo:
Segundo
Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais: do uso ou desuso e a transmissão dos caracteres adquiridos.
A lei do Uso e Desuso postula que o uso de determinadas partes do organismo faria
com que essas se desenvolvessem, e a sua falta de uso, por sua vez, faria com
que elas se atrofiem. Segundo a lei da transmissão dos caracteres adquiridos as
alterações provocadas em determinadas características de um organismo, pelo seu
uso ou falta de uso (desuso), seriam transmitidos aos seus descendentes.
Darwinismo:
Darwin
criou a Teoria da Seleção Natural, que é a base da moderna Teoria Sintética da
Evolução. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores
chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de
descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para
aquele ambiente. Essa teoria também diz que todos os organismos descendem, com
modificações, de ancestrais comuns e o principal agente de modificação é a ação
da seleção natural sobre as variações individuais.
Teoria
Sintética da Evolução:
A teoria
Sintética da Evolução também é conhecida como Neodarwinismo, pois relaciona a
teoria da Seleção Natural com as contribuições da genética, sistemática e
paleontologia.
A
descoberta da molécula de DNA trouxe maior compreensão sobre o que é mutação,
variação genética e como ocorre a duplicação do material genético, dessa forma
foi resolvido o problema que a teoria da Seleção Natural não sabia explicar -
como surgem as variações e como ocorre a transmissão hereditária nas
populações.
Saiba mais...
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Teste seus Conhecimentos
a) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido
pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole
que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das
gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.
b) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
c) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
d) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
e) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.
I) As mutações, sendo fonte de variabilidade genética, ocorrem continuamente com o propósito de adaptar os indivíduos ao ambiente.
II) A migração permite que se estabeleça fluxo gênico entre populações diferentes, diminuindo as diferenças genéticas entre elas e reduzindo a chance de especiação.
III) A seleção natural não altera a frequência dos genes.
IV) O estabelecimento de uma nova população, a partir de poucos indivíduos que emigram da população original, é um exemplo de princípio ou efeito do fundador.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS.
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
b) Recombinação.
c) Deriva genética.
d) Migração.
a) A cada geração, os indivíduos que deixam descendentes são preferencialmente os que apresentam características que estão relacionadas com a adaptação às condições do ambiente onde vivem.
b) A cada geração morre um grande número de indivíduos, sendo que muitos deles não deixarão descendentes.
c) Os organismos atuais surgiram em decorrência de transformações sucessivas de formas primitivas e o desaparecimento de uma espécie ocorre em consequência de sua transformação em outra.
d) Os indivíduos mais adaptados sobrevivem e tendem a transmitir as características que estão relacionadas com essa maior adaptação.
a) Seleção natural – Charles Darwin.
b) Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.
c) Lei do transformismo – Jean Lamarck.
d) Seleção artificial – Charles Darwin.
e) Herança das características dominantes – Alfred Wallace.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Consequentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.
As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a:
a) Lamarck e Darwin.
b) Hardy-Weinberg e Lamarck.
c) Pasteur e Redi.
d) Spallanzani e Hooke.
e) Oparin e Miller.
a) Darwin
b) Morgan
c) Lamarck
d) Crick
e) Mendel
a) Em I, a seleção é estabilizadora, pois favorece os atributos médios.
b) Em II, a seleção é direcional, pois, favorece um dos atributos extremos.
c) Em II, a freqüência dos alelos no patrimônio genético é alterada.
d) Em I, a seleção resulta em maior variabilidade fenotípica.
e) Em III, a seleção é disruptiva, pois favorece os atributos extremos.
I. Os mais fortes sobrevivem independentemente da situação e do ambiente.
II. A seleção natural visa ao aperfeiçoamento da espécie e sua adaptação ao meio.
III. Não é possível compreender adaptação desvinculada de informações sobre o ambiente e a descendência.
Segundo os princípios do darwinismo e da teoria sintética da evolução, está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.
São exemplos desses três processos, respectivamente:
a) recombinação gênica, mutação, seleção natural.
b) recombinação gênica, seleção natural, mutação.
c) seleção natural, mutação, recombinação gênica.
d) mutação, seleção natural, recombinação gênica.
e) mutação, recombinação gênica, seleção natural.
Questões objetivas
01) (UNIFESP/2004) Leia os trechos seguintes,
extraídos de um texto sobre a cor de pele na espécie humana.
A pele de povos que habitaram certas áreas durante
milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D. À
medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca
de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das
diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que
teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali. (Scientific
American Brasil, vol.6, novembro de 2002).
Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes
ideias
a) da Teoria Sintética da Evolução.
b) darwinistas
c) neodarwinistas
d) lamarckistas
e) sobre especiação
02) (UFES/2004) Os
pesquisadores Robert Simmons e Lue Scheepers questionaram a visão
tradicional de como a girafa desenvolveu o pescoço comprido. Observações feitas
na África demonstraram que as girafas que atingem alturas de 4 a 5 metros,
geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoço comprido é
usado como uma arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por
fêmeas. As fêmeas também preferem acasalar com machos de pescoço grande. Esses
pesquisadores argumentam que o pescoço da girafa ficou grande devido à seleção
sexual; machos com pescoços mais compridos deixavam mais descendentes do
que machos com pescoços mais curtos. (Simmons and Scheepers, 1996. American
Naturalist Vol. 148: pp. 771-786. Adaptado).
Sobre a visão tradicional de como a girafa
desenvolve um pescoço comprido, é CORRETO afirmar que:
b) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
c) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
d) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
e) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.
03) (UFJF/2008) Considere
as afirmativas a seguir.
I) As mutações, sendo fonte de variabilidade genética, ocorrem continuamente com o propósito de adaptar os indivíduos ao ambiente.
II) A migração permite que se estabeleça fluxo gênico entre populações diferentes, diminuindo as diferenças genéticas entre elas e reduzindo a chance de especiação.
III) A seleção natural não altera a frequência dos genes.
IV) O estabelecimento de uma nova população, a partir de poucos indivíduos que emigram da população original, é um exemplo de princípio ou efeito do fundador.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS.
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
04) (UNIMONTES/2007) A mutação, a migração, a deriva
genética e a seleção natural têm efeitos diferentes na variação genética dentro
das populações e entre as populações. Considerando populações diferentes,
assinale a alternativa que apresenta o fator que tem MAIOR CHANCE DE DIMINUIR a
variação genética entre populações.
a) Mutação.b) Recombinação.
c) Deriva genética.
d) Migração.
04) (UNIMONTES/2007) A
mutação, a migração, a deriva genética e a seleção natural têm efeitos diferentes
na variação genética dentro das populações e entre as populações. Considerando
populações diferentes, assinale a alternativa que apresenta o fator que tem
MAIOR CHANCE DE DIMINUIR a variação genética entre populações.
a) Mutação.
b) Recombinação.
c) Deriva genética.
d) Migração.
b) Recombinação.
c) Deriva genética.
d) Migração.
05) (UNIFAL-JULHO/2009) O
ano de 2009 tem um significado importante para a ciência, pois completou, em 12
de fevereiro, 200 anos do nascimento de Charles Darwin. Com relação à Teoria
Evolucionista de Darwin, é INCORRETO afirmar:
a) A cada geração, os indivíduos que deixam descendentes são preferencialmente os que apresentam características que estão relacionadas com a adaptação às condições do ambiente onde vivem.
b) A cada geração morre um grande número de indivíduos, sendo que muitos deles não deixarão descendentes.
c) Os organismos atuais surgiram em decorrência de transformações sucessivas de formas primitivas e o desaparecimento de uma espécie ocorre em consequência de sua transformação em outra.
d) Os indivíduos mais adaptados sobrevivem e tendem a transmitir as características que estão relacionadas com essa maior adaptação.
06) (UFC/2004) “O ambiente afeta a forma e a organização
dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao
longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos
animais... As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na
grama; de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de
se alongar, adquiriram comprimento considerável...”.
O trecho citado foi transcrito da obra
Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista.
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a ideia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a ideia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.
a) Seleção natural – Charles Darwin.
b) Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.
c) Lei do transformismo – Jean Lamarck.
d) Seleção artificial – Charles Darwin.
e) Herança das características dominantes – Alfred Wallace.
07) (UNIVASF –
JULHO/2008) Considerando diferentes hipóteses evolucionistas,
analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Consequentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.
As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a:
a) Lamarck e Darwin.
b) Hardy-Weinberg e Lamarck.
c) Pasteur e Redi.
d) Spallanzani e Hooke.
e) Oparin e Miller.
08) (UFRGS/2007) Uma
professora de biologia explicou aos seus alunos que a quantidade da enzima
lactase diminui muito ao longo do desenvolvimento de indivíduos originários de
povos orientais, o que impede a degradação efetiva do açúcar do leite. Uma das
alunas comentou que essa diminuição de lactase deveria ser causada pelo tipo de
alimentação característico dos orientais: pobre em leite e seus derivados. A
professora ponderou que a aluna havia expressado uma ideia que correspondia ao
pensamento de:
a) Darwin
b) Morgan
c) Lamarck
d) Crick
e) Mendel
09) (UFV/2004) Os
gráficos abaixo ilustram as três formas básicas de seleção natural. A
distribuição dos fenótipos da progênie, após a seleção, é representada pela
linha sólida. Comparativamente, a linha pontilhada representa a geração
parental pré-seleção.
Com base na observação dos gráficos, é
INCORRETO afirmar:
a) Em I, a seleção é estabilizadora, pois favorece os atributos médios.
b) Em II, a seleção é direcional, pois, favorece um dos atributos extremos.
c) Em II, a freqüência dos alelos no patrimônio genético é alterada.
d) Em I, a seleção resulta em maior variabilidade fenotípica.
e) Em III, a seleção é disruptiva, pois favorece os atributos extremos.
10) (UNIFESP/2009) Considere
as seguintes proposições:
I. Os mais fortes sobrevivem independentemente da situação e do ambiente.
II. A seleção natural visa ao aperfeiçoamento da espécie e sua adaptação ao meio.
III. Não é possível compreender adaptação desvinculada de informações sobre o ambiente e a descendência.
Segundo os princípios do darwinismo e da teoria sintética da evolução, está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
11) (Enem/2007) As
mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à
maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais
vertebrados:
a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.
12) (UFLA/2003) A
teoria sintética da evolução se fundamenta basicamente em três processos:
1. Processo
que cria variabilidade,
2. Processo
que amplia a variabilidade, e
3. Processo
que orienta a população para maior adaptação.
São exemplos desses três processos, respectivamente:
a) recombinação gênica, mutação, seleção natural.
b) recombinação gênica, seleção natural, mutação.
c) seleção natural, mutação, recombinação gênica.
d) mutação, seleção natural, recombinação gênica.
e) mutação, recombinação gênica, seleção natural.
GABARITO
01 - D; 02 - D; 03 - E; 04 - D; 05 - C;
06 - C; 07 - A; 08 - C; 09 - D; 10 - C; 11 - B; 12 – E