2° Ano


Reino Plantae


   Você já parou para pensar que, ao comermos o pão de cada dia, ou o arroz e feijão, estamos na verdade ingerindo substâncias produzidas pelas plantas através de fotossíntese? Mesmo quando comemos um bife, estamos ingerindo energia fixada pelas plantas através da fotossíntese já que as substâncias orgânicas que formam o corpo do boi são produzidas a partir dos vegetais que eles ingerem.
  As plantas são organismos eucarióticos, autotróficos fotossintetizantes e multicelulares. Durante o seu desenvolvimento, os embriões multicelulares retiram alimentos da planta genitora.
  Acredita-se que as plantas tenham surgido a partir de um grupo ancestral de algas verdes, pois existem várias características que as aproximam, como a parede celular composta de celulose e a presença de clorofila nos cloroplastos. No entanto as plantas desenvolveram estruturas especiais, novas funções e mecanismos reprodutores capazes de superar o problema da perda de água para o ar.


   No ciclo reprodutor dos vegetais sempre ocorre uma alternância de geração, na qual há uma fase haplóide e outra diplóide. Os indivíduos haplóides, chamados gametófitos, formam gametas que se unem pela fecundação, originando zigotos diplóide, que desenvolve-se e origina o esporófito. Quando adulto, células do esporófito dividem-se por meiose, originando células haplóides chamadas de esporo.Cada esporo dá origem a um gametófito haplóide, fechando o ciclo.
Tradicionalmente, as plantas as têm sido divididas em dois grupos:


Criptógramas: plantas que possuem estruturas produtoras de gametas pouco evidentes.Exemplos: Briófitas e Pteridófitas.

Fanerógamas: plantas que possuem estruturas produtoras de gametas visíveis. Além de desenvolverem sementes sendo chamadas também de espermatofitas. Exemplos: Gminospermas e Angiospermas.

De acordo com essa característica e com outras tantas as plantas são classificadas em quatro grupos:

·         Briófitas: são plantas pequenas e delicadas que vivem geralmente em ambientes úmidos e sombreados, pois não possuem vasos especializados para o transporte de seiva. Estão incluídos o grupo das hepáticas, antóceros e musgos.
Fonte: http://hiltonfranco.com.br/site-do-professor-hilton-franco-publica-questoes-sobre-briofitas/
·         Pteridófitas: os representantes mais conhecidos são as samambaias e as avencas, plantas que não possuem semente, mas já apresentam vasos especializados no transporte de seiva, sendo chamadas de vasculares ou traqueófitas. Os quatro filos que as constitui são: Psilotophyta, Sphenophyta( cavalinhas), Lycophytas(licopódios e selaginelas) e Pterophyta( samambaias e avencas).
Fonte:http://aline.fonseca.zip.net/arch2009-11-08_2009-11-14.html
·         Gminospermas: possuem sementes, mas não formam frutos. Suas sementes são chamadas “nuas”, pois não estão abrigadas no interior de frutos. As gminospermas são distribuídas em quatro filos: Coniferophyta(coníferas), Cycadophyta(cicas), Gnetophytas( gnetófitas) e Ginkgophyta( gincófitas). Os representantes mais conhecidos são os pinheiros.
Fonte: http://terceiroanobiologia.blogspot.com.br/2010/07/gimnospermas-as-gimnospermas-do-grego.html
·         Angiospermas: o grupo mais recente na história evolutiva dos vegetais, possuem sementes abrigadas no interior dos frutos, e estes são resultantes do desenvolvimento do ovário da flor. Incluem as espécies mais conhecida: mangueira, laranjeira,etc.
Fonte: http://www.not1.xpg.com.br/angiospermas-caracteristicas-reproducao-tipos-de-fruto-e-semente/
Briófitas:







Pteridófitas:


Gminospermas:

Angiospermas: