2° Ano


Reino Animalia

Segundo a Classificação Biológica, pertencemos ao Reino Animal juntamente com outros vários organismos caracterizados por serem seres pluricelulares, eucariontes heterotróficos.
Em geral, os animais apresentam capacidade locomotiva, órgãos do sentido e sistema nervoso. A maioria apresenta simetria bilateral, ou seja, o corpo pode ser dividido em duas partes simétricas (por exemplo- nosso lado direito e esquerdo), o que garante o equilíbrio e resistência ao ar ou ao movimento da água.

Mas você pode perceber que há muitas diferenças entre os seres classificados nesse reino; o tipo de alimentação, o habitat em que ocorrem, as formas do corpo, dentre outras. Adotando esses critérios e outros os animais foram distribuídos em Filos.

Principais Filos:

  •      Porífera: representados pelas esponjas. São seres aquáticos sésseis, sem órgãos de locomoção, presos principalmente às rochas e vivem isolados ou formando colônias.



http://unit10animalevolution.wikispaces.com/Porifera
 


·         Cnidária: incluem os Cnidários; corais, água-Vivas, anêmonas, hidras, e caravelas. Todos encontrados em ambiente aquático.

http://gabrielmarques25128.blogspot.com.br/2012/06/filo-cnidarios.html

·   Platelmintos: são vermes com o corpo achatado dorsoventralmente e como exemplos, temos as planárias, a tênia( ou solitária), e os esquistossomos.

http://www.zun.com.br/platelmintos-e-nematelmintos-caracteristicas-gerais/

·         Nematódeos: vermes com o corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades, assemelhando-se a um “fio”. Um representante bastante conhecido é a lombriga.
http://baratas10.blogspot.com.br/2010/06/poluicao.html

·         Anelídeos: vermes com o corpo dividido em anéis ou segmentares. São as minhocas, vermes marinhos e sanguessugas.
http://mundolouco.net/e-verdade-que-as-minhocas-tem-varios-coracoes/
·         Artrópodes: esse grande grupo inclui os insetos, os crustáceos (camarão, siri, caranguejo, lagosta), os aracnídeos (aranha, escorpião, carrapato), diplópodes (piolhos-de-cobra), quilópodes (lacraia). Seu corpo é segmentado e coberto por um exoesqueleto de quitina e possuem pernas articuladas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artr%C3%B3pode
·         Moluscos: seres de corpo mole que pode estar protegido por uma concha calcária rígida. Seus representantes mais conhecidos são os caramujos, mexilhões, lesmas, polvos, lulas, dentre outros.
http://www.brasilescola.com/biologia/moluscos2.htm
·         Equinodermos: animais exclusivamente marinhos. Este grupo inclui, por exemplo, as estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, bolachas-do-mar, pepinos-do-mar, lírios-do-mar e outros.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Equinodermos.php
·         Cordados: reúne alguns animais invertebrados, como os anfioxos e as ascídias, também chamados de Protocordados, pois apesar de apresentarem características dos Cordados, não possuem crânio nem vértebras. E todos os animais vertebrados; peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
http://cordadosmra.blogspot.com.br/
Saiba mais...
  • Porífera
 Cnidaria
Platelmintos
Anelídeos
Artrópodes
Moluscos
Equinodermos
1. (Enem 2005) Foram publicados recentemente trabalhos relatando o uso de fungos como controle biológico de mosquitos transmissores da malária. Observou-se o percentual de sobrevivência dos mosquitos Anopheles sp. Após exposição ou não a superfícies cobertas com fungos sabidamente pesticidas, ao longo de duas semanas. Os dados obtidos estão presentes no gráfico ao lado. No grupo exposto aos fungos, o período em que houve 50% de sobrevivência ocorreu entre os dias:
















a) 2 e 4.
b) 4 e 6.
c) 6 e 8.
d) 8 e 10.
e)10 e 12.

2. . (Enem 2005) Sobre a temática dos “Retirantes”, Portinari também escreveu o seguinte poema:
(....)
Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos.
Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos
Doloridos como fagulhas de carvão aceso
Corpos disformes, uns panos sujos,
Rasgados e sem cor, dependurados
Homens de enorme ventre bojudo
Mulheres com trouxas caídas para o lado
Pançudas, carregando ao colo um garoto
Choramingando, remelento
(....)
(Cândido Portinari. Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964.)

No texto de Portinari, algumas das pessoas descritas provavelmente estão infectadas com o verme Schistosoma mansoni. Os “homens de enorme ventre bojudo” corresponderiam aos doentes da chamada “barriga d’água”.
O ciclo de vida do Schistosoma mansoni e as condições sócio-ambientais de um local são fatores determinantes para maior ou menor incidência dessa doença. O aumento da incidência da esquistossomose deve-se à presença de

a) roedores, ao alto índice pluvial e à inexistência de programas de vacinação.
b) insetos hospedeiros e indivíduos infectados, à inexistência de programas de vacinação.
c) indivíduos infectados e de hospedeiros intermediários e à ausência de saneamento básico.
d) mosquitos, a inexistência de programas de vacinação e à ausência de controle de águas paradas.
e) gatos e de alimentos contaminados, e à ausência de precauções higiênicas.

3. (Enem 2005) O desenvolvimento da maior parte das espécies de insetos passa por vários estágios até chegar à fase adulta, quando finalmente estão aptos à reprodução. Esse desenvolvimento é um jogo complexo de hormônios. A ecdisona promove as mudas (ecdíases), mas o hormônio juvenil impede que o inseto perca suas características de larva. Com o tempo, a quantidade desse hormônio diminui e o inseto chega à fase adulta.
Cientistas descobriram que algumas árvores produzem um composto químico muito semelhante ao hormônio juvenil dos insetos.
A vantagem de uma árvore que produz uma substância que funcione como hormônio juvenil é que a larva do inseto, ao se alimentar da planta, ingere esse hormônio e:
a) vive sem se reproduzir, pois nunca chega à fase adulta.
b) vive menos tempo, pois seu ciclo de vida encurta.
c) vive mais tempo, pois ocorrem poucas mudas.
d) morre, pois chega muito rápido à fase adulta.
e) morre, pois não sofrerá mais mudas.

4. (ENEM 2006) Em certas localidades ao longo do rio Amazonas, são encontradas populações de determinada espécie de lagarto que se reproduzem por partenogênese. Essas populações são constituídas, exclusivamente, por fêmeas que procriam sem machos, gerando apenas fêmeas. Isso se deve a mutações que ocorrem ao acaso nas populações bissexuais. Avalie as afirmações seguintes, relativas a esse processo de reprodução.

I- Na partenogênese, as fêmeas dão origem apenas a fêmeas, enquanto, nas populações bissexuadas, cerca de 50% dos filhotes são fêmeas.
II- Se uma população bissexuada se mistura com uma que se reproduz por partenogênese, esta ultima desaparece.
III- Na partenogênese, um número x de fêmeas e capaz de produzir o dobro do numero de descendentes de uma população bissexuada de x indivíduos, uma vez que, nesta, só a fêmea Poe ovos.
É correto o que se afirma

a) apenas em I.
b) apenas em II.
c) apenas em I e III.
d) apenas em II e III.
e) em I, II e III.

5. (ENEM-2007) O Aedes aegypti é vetor transmissor da dengue. Uma pesquisa feita em São Luís – MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatório onde esse mosquito era encontrado. A tabela abaixo mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.

De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a redução mais rápida dos focos do mosquito vetor da dengue nesse município deveria ser constituído por



a) pneus e caixas d’água.
b) tambores, tanques e depósitos de barro.
c) vasos de plantas, poços e cisternas.
d) materiais de construção e peças de carro.
e) garrafas, latas e plásticos.

6. ENEM-2007) Os mapas abaixo apresentam informações acerca dos índices de infecção por leishmaniose tegumentar americana (LTA) em 1985 e 1999.
 A partir da leitura dos mapas acima, conclui-se que:

a) o índice de infecção por LTA em Minas Gerais elevou se muito nesse período.
b) o estado de Mato Grosso apresentou diminuição do índice de infecção por LTA devido às intensas campanhas de saúde.
c) a expansão geográfica da LTA ocorreu no sentido norte-sul como resultado do processo predatório de colonização.
d) o índice de infecção por LTA no Maranhão diminuiu em virtude das fortes secas que assolaram o estado nesse período.
e) o aumento da infecção por LTA no Rio Grande do Sul resultou da proliferação do roedor que transmite essa enfermidade.

7. (ENEM 2013)As fêmeas de algumas espécies de aranhas, escorpiões e de outros invertebrados predam os machos após a cópula e inseminação. Como exemplo, fêmeas canibais do inseto conhecido como louva-a-deus, Tenodera aridofolia, possuem até 63% da sua dieta composta por machos parceiros. Para as fêmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obtenção de nutrientes importantes na reprodução. Com esse incremento na dieta, elas geralmente produzem maior quantidade de ovos.
BORGES, J. C. Jogo mortal. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br.
Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).
Apesar de ser um comportamento aparentemente desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual evoluiu nesses táxons animais porque
a)       promove a maior ocupação de diferentes nichos ecológicos pela espécie.
b)       favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os parentais.
c)       impossibilita a transmissão de genes do macho para a prole.
d)      impede a sobrevivência e reprodução futura do macho.
e)       reduz a variabilidade genética da população.



Gabarito
1.      D        2.      C         3.      A      4.      C      5.      B         6.      A        7.      B