2° Ano

Vírus

Todo mundo já ficou gripado, já teve ou ouviu falar de alguém que teve sarampo, catapora ou caxumba, quando criança. Todas essas doenças e muitas outras são causadas por Vírus, organismos que estão na fronteira entre os seres vivos e não vivos. Isto porque não possuem organização celular e só conseguem se reproduzir no interior de células vivas, sendo classificados como parasitas intracelulares obrigatórios, tendo a capacidade de atacar células de diferentes organismos; bactérias, protoctistas, fungos, plantas e animais.
Fonte:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/18089/index.html?sequence=54
A observação da maioria dos vírus só é possível através do microscópio eletrônico. Os genes virais entram em atividade quando o vírus penetra em uma célula hospedeira. Dentro da célula o material genético se multiplica e produz moléculas de RNA mensageiro (RNAm) que comandam a produção de proteínas virais.


O genoma do vírus pode ser constituído por ácidos desoxirribonucléico (DNA) ou por ácido ribonucléico (RNA). Portanto a informação genética dos vírus está contida em uma molécula de DNA ou RNA, nunca em ambas.


O ácido nucleico viral é revestido por um envoltório protéico protetor, o capsídeo, que pode apresentar formas variadas e complexas. Capsídeos e ácido nucléico formam o nucleocapsídeo. Vírus que apresentam apenas essa constituição são chamados vírus nus ou não-envelopados, outros são envoltos por uma membrana lipoprotéica, o envelope viral, sendo chamados vírus envelopados.

http://images.slideplayer.com.br/2/355598/slides/slide_7.jpg



Tanto o capsídeo (vírus não-envelopados), quanto o envelope lipoprotéico (vírus envelopados), contém proteínas classificadas como ligantes capazes de se encaixar a proteínas da membrana da célula hospedeira, depois de se ligar aos receptores da membrana, o vírus penetra na célula. Este processo varia nos diferentes tipos de vírus, alguns como os bacteriófagos( vírus que atacam bactérias) injetam apenas o ácido nucléico, enquanto sua  parte protéica permanece fora; outros geralmente penetram inteiramente na célula hospedeira.

Bacteriófagos ou fagos são os vírus que invadem e destroem bactérias, podem penetrar na bactéria e incorporar-se ao cromossomo bacteriano, passando a ser chamado de profago, dessa forma o DNA viral não afeta o metabolismo da bactéria, que é chamada de lisogênica, uma vez que a qualquer momento o fago pode liberta-se do cromossomo bacteriano e destruir a célula hospedeira, processo denominado de ciclo lítico, que ocorre em grande parte das células afetadas.  
Se você achou com os vírus possuem uma estrutura muito simples, saiba que existem partículas tidas como subvirais: viróides e príons.



Os viróides consistem em apenas um minúsculo segmento de RNA que se alojam no núcleo das células infectadas. Enquanto que os príons são moléculas de proteínas infectantes, que alteram a forma de outras proteínas, que passam a se comportar como príons.



Para nossa felicidade, quer dizer, para nossa saúde, algumas doenças virais podem ser prevenidas pelo uso de vacinas. Estas são, em geral, preparações feitas à base de vírus mortos, ao perceber a presença de agentes estranhos o organismo reage e ativa seus sistemas de defesa, e se a pessoa por ventura entrar em contato com o vírus provavelmente a infecção não se estabelecerá, pois o corpo já está pronto para a defesa. Infelizmente não existem vacinas para todas as doenças virais, como por exemplo, para o vírus da AIDS.
Fonte: http://raimundofilhoblog.blogspot.com.br/2012/07/html

Para comprovar que tamanho não é documento:

Saiba mais...   

  • Canção do vírus: Paródia em uma escola 


Teste seus conhecimentos!

1. (Enem 2011) O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da
a) alta concentração de macrófagos.
b) elevada taxa de anticorpos específicos anti- HPV circulantes
c) aumento na produção de hemácias apos a infecção por vírus HPV.
d) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.
e) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

2. (Enem 2011) Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente e a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A,o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas por que

a) possui anticorpos contra o agente causador da doença.
b) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.
c) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
d) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.
e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

3. (Enem 2010) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações. Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento

a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.
b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

4. (ENEM-2007) No mapa a seguir, descreve-se a disseminação do vírus da gripe no Brasil, em 2007.

No mapa, a unidade da escala de tempo que descreve o movimento do vírus da gripe da região Norte para a região Sul do Brasil é

(A) ano.
(B) mês.
(C) hora.
(D) minuto.
(E) segundo.



5. (UFLA-JULHO/2006) O jornal Folha de São Paulo, em 6/4/2006, noticiou que a AIDS (em português: SIDA – síndrome da Imunodeficiência Adquirida), hoje em dia, já faz parte do grupo das doenças negligenciadas pelos países ricos. Estando 95% dos portadores dessa doença nos países pobres, o investimento em pesquisa é pequeno, ocasionando pouco avanço na descoberta de novos tratamentos.
Em relação a essa doença, afirma-se:
I- A doença é causada por vírus.
II- A doença provoca diminuição na produção de hemácias.
III- Os sintomas iniciais são característicos, contribuindo para o diagnóstico.
IV- A doença atua sobre o sistema imunológico, diminuindo a resistência do organismo.
De acordo com os conhecimentos atuais, assinale
a) Se apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b) Se apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Se apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) Se apenas as afirmativas I e IV estão corretas.



6. (UFJF-JULHO/2003) Os vírus não são considerados células porque:
a) possuem somente um cromossomo e são muito pequenos.b) não possuem mitocôndrias e o retículo endoplasmático é pouco desenvolvido.c) não têm membrana plasmática nem metabolismo próprio.d) parasitam plantas e animais e dependem de outras células para sobreviver.e) seu material genético sofre muitas mutações e é constituído apenas por RNA


7. (UFES/2008) Das doenças abaixo, a que NÃO é causada por vírus é
a) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
b) Dengue.
c) Tétano.
d) Influenza.
e) Raiva.

8. (Professor.bio.br) Sobre os vírus, assinale o que for correto.
01) Os vírus é o único ser vivo acelular.
02) Seu material genético é exclusivamente o RNA.
04) AIDS, raiva, tétano, coqueluche e sífilis são todas doenças causadas por vírus.
08) Os vírus também causam várias doenças aos animais e às plantas.
16) Os vírus não manifestam atividade vital fora da célula hospedeira.


Somatório:_____

9.(Professor.bio.br) Uma das estratégias mais eficientes que os órgãos de saúde dispõem no combate às doenças infecciosas é a prevenção através da vacinação em massa da população. Esse combate só é possível quando se conhece o agente causal da doença. Dentre as doenças  ocasionadas por VÍRUS, podemos relacionar as seguintes:

01) Gonorréia
02) Raiva ou hidrofobia
04) Cólera
08) Meningite meningocócica
16) Poliomielite

Somatório:_____

10. (Professor.bio.br)  Os vírus são seres acelulares que possuem como material genético:
a) DNA  e enzimas.
b) RNA e enzimas.
c) DNA e RNA.
d) DNA ou RNA.
e) somente enzimas.


GABARITO

1. E      2. E      3. B      4.B       5. D      6. C
7. C               8. 01 + 08 + 16 = 25                9. 02 + 16 = 18 

 10. D