3º Ano


Genética e Probabilidade

Probabilidade é a chance de um determinado evento ocorrer. Por exemplo, a chance de uma moeda cair com a face “cara” voltada para cima representa um entre dois eventos possíveis, “cara” ou “coroa”. Nesse caso, dizemos que a probabilidade de sair “cara” é ½ (uma chance em duas possíveis) ou 50%, pois espera-se que em aproximadamente metade dos lançamentos de uma moeda seja obtida a face “cara” (se a moeda não tiver sido manipulada de modo a aumentar a chance de ocorrência de um de seus lados).


Conceitos principais

Evento aleatório (do latim alea, sorte) – é aquele que pode ser re-executado várias vezes, sempre nas mesmas condições, obtendo-se resultados diferentes, dentre os possíveis resultados para este experimento, a cada vez. Isto ocorre devido ao acaso, já que não podemos ter a absoluta certeza do resultado de cada um destes eventos.
Exemplos:
1) Lançar uma moeda para cima e observar a face que irá ficar virada para cima após a queda.
2) Escolher um aluno dentre os 30 alunos de uma classe.

Evento independente – quando a ocorrência de um evento não afeta a probabilidade de outro evento ocorrer.
Exemplos:
1) O fato de se obter “cara” ao lançar uma moeda não aumenta nem diminui a chance de sair “cara” em um novo lançamento da mesma moeda, ou de outra moeda qualquer. Assim, o resultado obtido em cada lançamento de moeda é um evento independente.
2) O nascimento de uma criança com determinado genótipo é um evento independente do nascimento de outros filhos de um casal. Por exemplo, mesmo para um casal que já teve cinco filhas, a probabilidade de uma sexta criança ser também do sexo feminino continua a ser ½, ou 50%.


Princípios da probabilidade

Adição (ou regra do “ou”) – é usada quando a ocorrência de um evento impede a ocorrência do outro.
Exemplo: A probabilidade de se obter “cara” ou “coroa” no lançamento de uma moeda é igual a 1, ou seja, é a probabilidade de sair “cara” somada à probabilidade de sair “coroa” (½ + ½ = 1). Da mesma forma, a probabilidade de obter-se “face 1” ou “face 6” no lançamento de um dado é 1/6 + 1/6 = 1

Multiplicação (ou regra do “e”) - é usada quando a ocorrência de um evento não impede a formação do outro.
Exemplo: A probabilidade de um casal, tendo dois filhos, ter um menino e uma menina é: 1) a possibilidade de a primeira criança ser um menino e a segunda, uma menina ½ x ½ = 1/4, ou 2) a possibilidade de a primeira criança ser menina e a segunda, menino ½ x ½ = 1/4. Portanto, a probabilidade de o casal ter uma menina e um menino é ¼ x ¼ = ½ .



Saiba mais...
Para, você Professor!

Teste seus conhecimentos!


1. (ENEM 2013) Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê. A confirmação da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste está esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e outra para a suposta mãe), comparadas à do bebê.

Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?

A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

2. (ENEM 2013) Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas. Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)

A) pai.
B) filho.
C) filha.
D) avó materna.
E) avô materno.










Gabarito
1- Letra: C
2- Letra: D

Nenhum comentário: