Primeira e Segunda Lei de Mendel
Como
vimos na origem da Genética, Mendel, chamado
de o “pai da Genética”, utilizou ervilhas (Pisum
sativum) para realizar testes de cruzamento, a partir dos quais ele redigiu
as leis da hereditariedade, conhecidas atualmente como as Leis de Mendel.
FONTE: http://biologos.ning.com/group/gregormendel
Gregor Mendel, o pai da genética, em seus experimentos.
Gregor Mendel, o pai da genética, em seus experimentos.
Por que Mendel escolheu ervilhas?
As ervilhas são plantas da família das leguminosas, apresentam fruto em forma de vagem e possuem flores hermafroditas (ou seja, com órgãos reprodutores masculinos e femininos).
As principais razões que levaram Mendel a optar pelas ervilhas foram:
- A facilidade do cultivo;
- A existência de variedades facilmente identificáveis por características marcadamente distintas;
- O ciclo de vida curto, que permite obter várias gerações em pouco tempo;
- A obtenção de descendência fértil no cruzamento de variedades diferentes;
- A facilidade com que se pode realizar polinização artificial.
Ilustração da ervilha. (Fonte: Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEMj0kJaEJmbz0sQxc6KyfqBrkZ_NCwnJq9KizSGYv2Z6rwRX-zQGdBZcSaQcBsmyVgZ28qaqyWI4lglcI2CpeBLx9VvjChyphenhyphenMn75H_RU6ed3YX7Y18k97aCuF_OswlGKBwPaWOSRa1IRk/s320/mendel5.jpg) |
Mendel iniciou seus trabalhos com
34 variedades diferentes de ervilha, entre as quais selecionou as que mais
convinham a seus experimentos. A ideia era trabalhar com variedades cujas
características não sofressem alterações de uma geração para outra, o que seria
garantia de estar trabalhando com características hereditárias e não com
variações decorrentes de fatores ambientais. Além disso, ele também escolheu
características com formas bem contrastantes, para que não houve dúvida quanto
à sua identificação. Mendel concentrou-se no estudo de sete características,
cada uma delas com duas formas bem contrastantes.
Diferentes cores, formas e textura das espécies de ervilhas utilizadas no experimento de Mendel. (Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9opR8psRTFU0tnH8wy1xo19ntAZZZup8dVQaC_f_uA4nALvUrNON9Cgu-PsqTSJQJkE8mx2E9W25yW06T0kgtNMshTLunJnwMXEMfncldpT2b0HpoOcOlN0fCD4bNQ3wiCS9EOcgNGiI/s1600/mendel_seven_characters.jpg) |
Primeira Lei
de Mendel
Segundo a Primeira Lei
de Mendel (ou Lei da Segregação dos Fatores
ou, ainda, Lei da Pureza dos Gametas),
cada caráter é condicionado por dois “fatores” que se separam na formação dos
gametas, indo apenas um “fator” para cada gameta, com igual probabilidade.
Você já deve ter percebido que os “fatores” mendelianos
correspondem ao nosso conceito de gene.
No entanto, na época de Mendel, os conceitos de cromossomos e genes e os
processos de mitose ou meiose ainda eram desconhecidos da ciência.
Uma proporção de três dominantes para um recessivo (3:1)Fonte: http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/cruzamento%20da%20lei%20de%20mendel.jpg) |
Segunda
Lei de Mendel
O estudo da transmissão e da expressão de um par de genes é
conhecido como mono-hibridismo. O estudo simultâneo de dois diferentes pares de
genes é chamado de diibridismo.
Depois de estudar diversas características de ervilha
isoladamente, Mendel realizou cruzamentos nos quais acompanhava a transmissão
simultânea de duas características, tais como: forma e cor dos grãos, coloração
das flores, tamanho das plantas, etc., visando saber como se comportava cada um
dos caracteres quando transmitidos simultaneamente.
Cruzamentos por transmissão simultânea entre características diferentes, feitos por Mendel com ervilhas. (Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOIpaBCSiLIzP8W7jFl7mNI00KLibg4u8uW07uN2B79shzNHU4sYh3Wi6HiNH-oJv8kZlbm_fGYdNCjeLsCwP4kYFF9i_BEASC3PHpxO3yn8_8NkPVJMg-eyOqLoqWGum9CwD48XhhhGw/s1600/segunda+lei+de+mendell.jpg) |
Sabendo que P é a geração parental e que F1 e F2 é a primeira
e segunda geração, respectivamente, vamos agora entender como funciona a Segunda Lei de Mendel.
O aparecimento, em F2, de indivíduos amarelos rugosos e
verdes lisos, diferentes de P, sugere a transmissão independente dos fatores relacionados
à cor (sementes amarelas ou verdes) e dos fatores relacionados ao aspecto
(sementes rugosas ou lisas), através dos gametas. Portanto, o fato de um
indivíduo dominante de geração P ter sementes amarelas e lisas não significa
que a cor amarela deva permanecer ligada ao aspecto liso nos gametas, e, por
consequência, nos descendentes.
Por esse motivo, a Segunda Lei de Mendel é conhecida como a Lei da Segregação Independente dos Fatores:
os genes que determinam diferentes caracteres separam-se (segregam-se) independentemente,
quando da formação dos gametas.
Saiba mais...
- Vídeo: Primeira Lei de Mendel;
- Vídeo: Proporção Fenotípica e Genotípica;
- Vídeo: Codominância e Dominância intermediária;
- Vídeo: Segunda Lei de Mendel;
- Animação: Mendel e as ervilhas;
Para, você Professor!
Teste seus conhecimentos!
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