Ecologia
A
Ecologia é o ramo da Biologia que estuda as relações dos indivíduos entre si, e
das espécies umas com as outras, visando entender sua relação com o meio em que
vivem e considerando os efeitos sofridos pelas ações do homem em seu habitat. Para
estudar essas relações dos seres entre si e com o meio ambiente, a Ecologia classifica
os organismos em diferentes níveis de organização: espécies, populações,
comunidades e ecossistemas.
O Conceito Biológico de Espécie define
espécie como os membros de populações que cruzam, ou tem potencial para cruzar
naturalmente entre si, não de acordo com as semelhanças. Apesar de que a
aparência seja útil na identificação de espécies, isto não as define. Quando
estes indivíduos se relacionam entre si em uma mesma área durante o mesmo
tempo, essa interação é chamada de população.
Assim, o conjunto das populações que vivem na mesma área é chamado de comunidade.
A
Ecologia também estuda as relações entre os componentes bióticos, formados
pelos seres vivos, e os componentes abióticos que são os fatores químicos e
físicos, como ar, luz, temperatura, umidade, tipo de solo, água, etc.
O
conjunto formado pela comunidade e pelos componentes abióticos que atuam sobre
ela é chamado de ecossistema, e o
conjunto de ecossistemas da Terra, ou seja, a camada da Terra que contem os
seres vivos forma a biosfera. O lugar
que um organismo ocupa no ecossistema é o seu habitat, e o seu modo de vida no ambiente constitui o seu nicho ecológico. Desse modo, para
descobrir o nicho de uma espécie, precisamos saber do que ela se alimenta, onde
e em que hora do dia ela obtém o seu alimento, onde se reproduz e se abriga
como ela se defende de seus predadores, etc.
Como
resultado das interações alimentares, um organismo se alimenta de outro que se
alimenta de outro e assim, sucessivamente. Essa sequência é chamada cadeia alimentar e possui níveis,
conhecidos como níveis tróficos.
As
relações entre as espécies são alvo de estudo na Ecologia, mas não se estuda
essas relações sem estudar o ambiente que cada organismo em estudo utiliza para
realizar as atividades diárias. Assim, a Ecologia também estuda a interação dos
organismos com o meio em que vivem e o produto dessa interação.
Entre os
organismos há aqueles que fazem a decomposição da matéria, devolvendo à terra
grande parte dos nutrientes que ela um dia emprestou. Esses organismos são
chamados de decompositores e, neste
grupo, destacam-se as bactérias e os fungos. A renovação dos elementos químicos
no meio ambiente ocorre continuamente, sendo retirados e devolvidos à natureza
de sua forma. Esta continuidade se dá em Ciclos
Biogeoquímicos. Os mais estudados são o ciclo do oxigênio, do carbono, do
nitrogênio e da água.
O retorno
dos recursos utilizados pelo homem não costuma ocorrer de forma fácil e
simples. A respeito disso existe a discussão a sobre o lixo, seus efeitos e
seus destinos, e para cada tipo de lixo (urbano, industrial, hospitalar,
tecnológico e doméstico), um problema associado. O homem é o animal que mais
prejudica o ambiente à sua volta e compromete o meio em que outros organismos
vivem, e mesmo locais distantes tendem a sofrer os resultados das interferências
humanas na natureza.
No Brasil, a Mata Atlântica perdeu mais de 90% de
seu território; calcula-se que mais de 170 espécies de animais brasileiros em
risco de desaparecer vivam no que ainda resta desse ambiente. Em 1964, a União Internacional para a Conservação da Natureza e
dos Recursos Naturais (IUCN) criou o que veio a se tornar o
maior catálogo sobre o estado de conservação de espécie de plantas, animais,
fungos e protozoários de todo o planeta: a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.
Mata
Atlântica: um dos biomas mais ameaçados do Brasil (Foto: Divulgação/ SOS Mata
Atlântica)
A Lista Vermelha é uma ferramenta muito
importante no que diz respeito à redução do número de extinções de espécies.
Utilizando-se de critérios bastante precisos, e graças à ação de pesquisadores,
geralmente reunidos em organizações; é atribuído um dos status de conservação (LC – risco mínimo, VU – vulnerável,
EX – extinta,
CR - perigo grave/criticamente em
perigo, etc.), para cada espécie catalogada. Tal classificação é
revista, geralmente, em um intervalo de tempo compreendido entre cinco e dez
anos, e as estratégias para melhorar a situação são seriamente discutidas.
Uma das conseqüências
da extinção das espécies é o desequilíbrio das cadeias alimentares. Com a
redução do número de animais carnívoros, por exemplo, há proliferação de
herbívoros, o que pode aniquilar alguns tipos de vegetais.
Saiba Mais...
Conceitos
Importantes E Relações Ecológicas
- O Que é Ecologia?
- Outros Conceitos de Espécie.
- O que são populações, comunidades, ecossistemas e biosfera?
- Níveis de Organização (de população à biosfera) e Fluxo de Energia.
- Nicho Ecológico.
- Relações Ecológicas Intraespecíficas - Que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie.
- Relações Ecológicas Interespecíficas - Que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes (mutualismo, parasitismo, competição, herbivoria, etc.).
Diferentes Interações Dos Organismos Entre Si E Com
O Meio, Através Da
Alimentação.
- Cadeia Alimentar, Teia Alimentar e Níveis Tróficos.
- Ciclos Biogeoquímicos.
- Organização dos níveis tróficos em pirâmides ecológicas.
Organismos
Decompositores E Lixo.
- Fungos Bactérias: Seres Decompositores.
- Organismos Decompositores – Vídeo aula do novo telecurso.
- Fungos - Decompositores da Natureza.
- Tipos de lixo e uma discussão sobre o problema.
- O que fazer com o lixo?
- Lixo Eletrônico - Problema E Soluções.
Mata
Atlântica – Localização, Composição e Ameaças.
- Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica.
- Uma das Áreas Mais Ricas em Biodiversidade de Todo O Planeta.
- Mata Atlântica – O Segundo Bioma Mais Ameaçado Da Biosfera.
- O Que Resta Hoje Da Mata Atlântica.
- Onça Pintada Pode Desaparecer Da Mata Atlântica.
Extinção
E A Lista Vermelha
- O Que É E Como Funciona A Extinção.
- Causas E Consequências.
- Extinção De Espécies – Um Processo Acelerado Pelo Homem.
- A Lista Vermelha De Espécies Da IUCN – Faça Uma Busca Através Do Nome Científico Da Espécie.
- Compreendendo A Lista Vermelha Das Espécies Ameaçadas.
- Entenda A Classificação Da Lista Vermelha Da IUCN.
Você Sabia?
- 10 Formas Simples De Reaproveitar Garrafas Pet.
- Consumo Consciente De Embalagens.
- 27 De Maio: Dia Nacional Da Mata Atlântica.
Teste Seus Conhecimentos:
1. (FCC) Indivíduos de diversas
espécies, que habitam determinada região, constituem:
a) Um bioma.
b) Uma sociedade.
c) Uma população.
d)
Uma comunidade.
e)
Um ecossistema.
2. (ENEM 2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o
dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de
tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade se locomove
vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um
único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe
até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios
grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa
que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
Ciência Hoje das
Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).
Essa descrição sobre
o tamanduá diz respeito ao seu
a) hábitat.
b) biótopo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.
3. (ENEM 2010) No ano de 2000, um vazamento em dutos
de óleo na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, causou um dos maiores
acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente
abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma
película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera
com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na
base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu
para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da
fauna e flora aquáticas, bem como conduziu a morte de diversas espécies de
animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.
LAUBIER. L.
Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4 (39) ago 2005 (adaptado).
A situação exposta no
texto e suas implicações
a) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente
marinho.
b) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a
redução do efeito estufa.
c) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal,
vegetal e outras) e o seu habitat.
d) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de
evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.
e) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças
ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que
estão na base da cadeia alimentar hídrica.
4. (Fuvest-SP) Os organismos que
desempenham em um ecossistema terrestre o mesmo papel do plâncton em um
ecossistema aquático são:
a)
Gramíneas.
b)
Bactérias do solo.
c)
Fungos.
d)
Gafanhotos.
e)
Protozoários ciliados.
5. (ENEM 2005) Um estudo caracterizou 5
ambientes aquáticos, nomeados de A a E, em uma região, medindo parâmetros
físicoquímicos de cada um deles, incluindo o pH nos ambientes. O Gráfico I
representa os valores de pH dos 5 ambientes. Utilizando o gráfico II, que
representa a distribuição estatística de espécies em diferentes faixas de pH,
pode-se esperar um maior número de espécies no ambiente:
Gráfico I Gráfico
II
6. (ENEM
2009) A atmosfera terrestre é composta pelos gases
nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços,
entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio
(O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos.
Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem
absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que
acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução
Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em
particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento
da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se
diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o
desmatamento.
BROWN, I. F.;
ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e
comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais
e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da
Amazônia, 2000 (adaptado).
Considerando o texto,
uma alternativa viável para combater o efeito estufa é
a) reduzir o calor irradiado pela
Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização
refrigerada.
b) promover a queima da biomassa
vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
c) reduzir o desmatamento,
mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
d) aumentar a concentração
atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
e) remover moléculas orgânicas
polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
7. (ENEM
2009) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende
diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e
diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses
reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis
(por exemplo, o petróleo), são limitados sendo de grande relevância que se
perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis
de fontes renováveis.
A utilização de
combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca
a) aumento da porcentagem de carbono
contido na Terra.
b) redução na taxa de fotossíntese
dos vegetais superiores.
c) aumento da produção de
carboidratos de origem vegetal.
d) aumento na quantidade de carbono
presente na atmosfera.
e) redução da quantidade global de
carbono armazenado nos oceanos.
8. (Unifor-CE) Denomina-se hábitat de
uma espécie:
a)
O conjunto de fatores, apenas bióticos, que a cercam.
b)
O conjunto de fatores, apenas abióticos, que a cercam.
c) O
conjunto de fatores bióticos e abióticos que a cercam.
d) Seu
modo de vida.
e) Seu
local de vida.
9. (ENEM
2009) A abertura e a pavimentação de rodovias em zonas
rurais e regiões afastadas dos centros urbanos, por um lado, possibilita melhor
acesso e maior integração entre as comunidades, contribuindo com o
desenvolvimento social e urbano de populações isoladas. Por outro lado, a
construção de rodovias pode trazer impactos indesejáveis ao meio ambiente,
visto que a abertura de estradas pode resultar na fragmentação de habitats,
comprometendo o fluxo gênico e as interações entre espécies silvestres, além de
prejudicar o fluxo natural de rios e riachos, possibilitar o ingresso de
espécies exóticas em ambientes naturais e aumentar a pressão antrópica sobre os
ecossistemas nativos.
BARBOSA, N. P. U.; FERNANDES, G. W. A
destruição do jardim. Scientific American Brasil. Ano 7, número 80, dez. 2008
(adaptado).
Nesse contexto, para
conciliar os interesses aparentemente contraditórios entre o progresso social e
urbano e a conservação do meio ambiente, seria razoável
a) impedir a abertura e a
pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, pois a
qualidade de vida e as tecnologias encontradas nos centros urbanos são
prescindíveis às populações rurais.
b) impedir a abertura e a
pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, promovendo a
migração das populações rurais para os centros urbanos, onde a qualidade de
vida é melhor.
c) permitir a abertura e a
pavimentação de rodovias apenas em áreas rurais produtivas, haja vista que nas
demais áreas o retorno financeiro necessário para produzir uma melhoria na
qualidade de vida da região não é garantido.
d) permitir a abertura e a
pavimentação de rodovias, desde que comprovada a sua real necessidade e após a
realização de estudos que demonstrem ser possível contornar ou compensar seus
impactos ambientais.
e) permitir a abertura e a
pavimentação de rodovias, haja vista que os impactos ao meio ambiente são
temporários e podem ser facilmente revertidos com as tecnologias existentes
para recuperação de áreas degradadas.
10.(UNI-RIO)
Mergulhando em águas costeiras, encontramos numa rocha algas, cracas, anêmonas,
estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As
cracas ingerem, com a água, seres microscópicos que nela vivem. As anêmonas
comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As
estrelas-do-mar prendem em seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o
animal de dentro da concha. Os ouriços-do-mar raspam a rocha com seus “dentes”,
alimentando-se de detritos.
Em função do que foi descrito, pode-se afirmar que
as algas e os animais citados apresentam diferentes:
a) nichos.
b) habitats.
c) mimetismos.
d) competições
e) biomas.
11.(FCC) As frases abaixo numeradas são definições de
população ou de comunidade.
I. O número de habitantes de um país.
II. O número de organismos de diferentes espécies
que vivem em determinada área.
III. O número de indivíduos de determinada espécie
que vive em determinada área, em determinada época.
Que letra indica corretamente as definições que se
referem a população e a comunidade?
a) População: I e II; Comunidade: III.
b) População: I e III; Comunidade: II.
c) População: II e III; Comunidade: I.
d) População: I; Comunidade: II e III.
e) População: II e II; Comunidade: I e III.
Gabarito:
1= d
2= d
3= c
4= a
5= c
6= c
7= d
8= e
9= d
10= a
11= b
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