3º Ano

Ecologia

A Ecologia é o ramo da Biologia que estuda as relações dos indivíduos entre si, e das espécies umas com as outras, visando entender sua relação com o meio em que vivem e considerando os efeitos sofridos pelas ações do homem em seu habitat. Para estudar essas relações dos seres entre si e com o meio ambiente, a Ecologia classifica os organismos em diferentes níveis de organização: espécies, populações, comunidades e ecossistemas.

O Conceito Biológico de Espécie define espécie como os membros de populações que cruzam, ou tem potencial para cruzar naturalmente entre si, não de acordo com as semelhanças. Apesar de que a aparência seja útil na identificação de espécies, isto não as define. Quando estes indivíduos se relacionam entre si em uma mesma área durante o mesmo tempo, essa interação é chamada de população. Assim, o conjunto das populações que vivem na mesma área é chamado de comunidade.

A Ecologia também estuda as relações entre os componentes bióticos, formados pelos seres vivos, e os componentes abióticos que são os fatores químicos e físicos, como ar, luz, temperatura, umidade, tipo de solo, água, etc.

O conjunto formado pela comunidade e pelos componentes abióticos que atuam sobre ela é chamado de ecossistema, e o conjunto de ecossistemas da Terra, ou seja, a camada da Terra que contem os seres vivos forma a biosferaO lugar que um organismo ocupa no ecossistema é o seu habitat, e o seu modo de vida no ambiente constitui o seu nicho ecológico. Desse modo, para descobrir o nicho de uma espécie, precisamos saber do que ela se alimenta, onde e em que hora do dia ela obtém o seu alimento, onde se reproduz e se abriga como ela se defende de seus predadores, etc.

Como resultado das interações alimentares, um organismo se alimenta de outro que se alimenta de outro e assim, sucessivamente. Essa sequência é chamada cadeia alimentar e possui níveis, conhecidos como níveis tróficos.

As relações entre as espécies são alvo de estudo na Ecologia, mas não se estuda essas relações sem estudar o ambiente que cada organismo em estudo utiliza para realizar as atividades diárias. Assim, a Ecologia também estuda a interação dos organismos com o meio em que vivem e o produto dessa interação.

Entre os organismos há aqueles que fazem a decomposição da matéria, devolvendo à terra grande parte dos nutrientes que ela um dia emprestou. Esses organismos são chamados de decompositores e, neste grupo, destacam-se as bactérias e os fungos. A renovação dos elementos químicos no meio ambiente ocorre continuamente, sendo retirados e devolvidos à natureza de sua forma. Esta continuidade se dá em Ciclos Biogeoquímicos. Os mais estudados são o ciclo do oxigênio, do carbono, do nitrogênio e da água.

O retorno dos recursos utilizados pelo homem não costuma ocorrer de forma fácil e simples. A respeito disso existe a discussão a sobre o lixo, seus efeitos e seus destinos, e para cada tipo de lixo (urbano, industrial, hospitalar, tecnológico e doméstico), um problema associado. O homem é o animal que mais prejudica o ambiente à sua volta e compromete o meio em que outros organismos vivem, e mesmo locais distantes tendem a sofrer os resultados das interferências humanas na natureza.

No Brasil, a Mata Atlântica perdeu mais de 90% de seu território; calcula-se que mais de 170 espécies de animais brasileiros em risco de desaparecer vivam no que ainda resta desse ambiente. Em 1964, a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) criou o que veio a se tornar o maior catálogo sobre o estado de conservação de espécie de plantas, animais, fungos e protozoários de todo o planeta: a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas

Mata Atlântica: um dos biomas mais ameaçados do Brasil (Foto: Divulgação/ SOS Mata Atlântica)

 A Lista Vermelha é uma ferramenta muito importante no que diz respeito à redução do número de extinções de espécies. Utilizando-se de critérios bastante precisos, e graças à ação de pesquisadores, geralmente reunidos em organizações; é atribuído um dos status de conservação (LC – risco mínimo, VU – vulnerável, EX – extinta, CR - perigo grave/criticamente em perigo, etc.), para cada espécie catalogada. Tal classificação é revista, geralmente, em um intervalo de tempo compreendido entre cinco e dez anos, e as estratégias para melhorar a situação são seriamente discutidas.
Uma das conseqüências da extinção das espécies é o desequilíbrio das cadeias alimentares. Com a redução do número de animais carnívoros, por exemplo, há proliferação de herbívoros, o que pode aniquilar alguns tipos de vegetais.

Saiba Mais...
Conceitos Importantes E Relações Ecológicas

Diferentes Interações Dos Organismos Entre Si E Com O Meio, Através Da
Alimentação.

Organismos Decompositores E Lixo.

Mata Atlântica – Localização, Composição e Ameaças.

Extinção E A Lista Vermelha

Você Sabia?

Teste Seus Conhecimentos:
1.  (FCC) Indivíduos de diversas espécies, que habitam determinada região, constituem:
a) Um bioma.
b) Uma sociedade.
c) Uma população.
d) Uma comunidade.
e) Um ecossistema.

2.  (ENEM 2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em  atividade se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
a) hábitat.
b) biótopo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.

3.   (ENEM 2010) No ano de 2000, um vazamento em dutos de óleo na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu a morte de diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.
LAUBIER. L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4 (39) ago 2005 (adaptado).
A situação exposta no texto e suas implicações
a) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho.
b) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa.
c) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.
d) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.
e) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.

4. (Fuvest-SP) Os organismos que desempenham em um ecossistema terrestre o mesmo papel do plâncton em um ecossistema aquático são:
a)      Gramíneas.
b)      Bactérias do solo.
c)      Fungos.
d)     Gafanhotos.
e)      Protozoários ciliados.

5.  (ENEM 2005) Um estudo caracterizou 5 ambientes aquáticos, nomeados de A a E, em uma região, medindo parâmetros físicoquímicos de cada um deles, incluindo o pH nos ambientes. O Gráfico I representa os valores de pH dos 5 ambientes. Utilizando o gráfico II, que representa a distribuição estatística de espécies em diferentes faixas de pH, pode-se esperar um maior número de espécies no ambiente:

     Gráfico I                                                        Gráfico II
 (a) A.              (b) B.              (c) C.                         (d) D.              (e) E.
  
6. (ENEM 2009) A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).

Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é
a) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
b) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
c) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
d) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
e) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

7. (ENEM 2009) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis (por exemplo, o petróleo), são limitados sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis.

A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca
a) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.
b) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.
c) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.
d) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.
e) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

8.  (Unifor-CE)  Denomina-se hábitat de uma espécie:
a) O conjunto de fatores, apenas bióticos, que a cercam.
b) O conjunto de fatores, apenas abióticos, que a cercam.
c) O conjunto de fatores bióticos e abióticos que a cercam.
d) Seu modo de vida.
e) Seu local de vida.

9. (ENEM 2009) A abertura e a pavimentação de rodovias em zonas rurais e regiões afastadas dos centros urbanos, por um lado, possibilita melhor acesso e maior integração entre as comunidades, contribuindo com o desenvolvimento social e urbano de populações isoladas. Por outro lado, a construção de rodovias pode trazer impactos indesejáveis ao meio ambiente, visto que a abertura de estradas pode resultar na fragmentação de habitats, comprometendo o fluxo gênico e as interações entre espécies silvestres, além de prejudicar o fluxo natural de rios e riachos, possibilitar o ingresso de espécies exóticas em ambientes naturais e aumentar a pressão antrópica sobre os ecossistemas nativos.
                        BARBOSA, N. P. U.; FERNANDES, G. W. A destruição do jardim. Scientific American Brasil. Ano 7, número 80, dez. 2008 (adaptado).

Nesse contexto, para conciliar os interesses aparentemente contraditórios entre o progresso social e urbano e a conservação do meio ambiente, seria razoável
a) impedir a abertura e a pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, pois a qualidade de vida e as tecnologias encontradas nos centros urbanos são prescindíveis às populações rurais.
b) impedir a abertura e a pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, promovendo a migração das populações rurais para os centros urbanos, onde a qualidade de vida é melhor.
c) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias apenas em áreas rurais produtivas, haja vista que nas demais áreas o retorno financeiro necessário para produzir uma melhoria na qualidade de vida da região não é garantido.
d) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias, desde que comprovada a sua real necessidade e após a realização de estudos que demonstrem ser possível contornar ou compensar seus impactos ambientais.
e) permitir a abertura e a pavimentação de rodovias, haja vista que os impactos ao meio ambiente são temporários e podem ser facilmente revertidos com as tecnologias existentes para recuperação de áreas degradadas.

10.(UNI-RIO) Mergulhando em águas costeiras, encontramos numa rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com a água, seres microscópicos que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem em seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da concha. Os ouriços-do-mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos.

Em função do que foi descrito, pode-se afirmar que as algas e os animais citados apresentam diferentes:
a) nichos.
b) habitats.
c) mimetismos.
d) competições
e) biomas.

11.(FCC) As frases abaixo numeradas são definições de população ou de comunidade.
I. O número de habitantes de um país.
II. O número de organismos de diferentes espécies que vivem em determinada área.
III. O número de indivíduos de determinada espécie que vive em determinada área, em determinada época.

Que letra indica corretamente as definições que se referem a população e a comunidade?
a) População: I e II; Comunidade: III.
b) População: I e III; Comunidade: II.
c) População: II e III; Comunidade: I.
d) População: I; Comunidade: II e III.
e) População: II e II; Comunidade: I e III.










Gabarito:

1= d
2= d
3= c
4= a
5= c
6= c
7= d
8= e
9= d
10= a
11= b

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