2º Ano

Fisiologia vegetal

   
   As plantas são seres autótrofos essenciais para a manutenção da vida na terra, não apenas por liberarem oxigênio, mas também por permitirem a respiração da maior parte dos seres vivos, reduzirem ondas de calor, serem alimento de muitos seres vivos que consumimos servirem de “filtro” para muitos poluentes, enfim, que as plantas têm diversas utilidades nos já sabemos, mas você sabe como elas funcionam? De onde retiram seu alimento? Por que não existe fotossíntese sem luz? Como elas crescem?
   As plantas produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, processo esse que ocorre em duas fases, a primeira é a fase clara (também chamada de fotoquímica), dependente de luz e a segunda é a fase escura (também conhecida por bioquímica), essa fase não precisa ocorrer necessariamente no escuro, o que o nome quer indicar é que ela ocorre mesmo na ausência de luz.
   Para manter - sem vivas além da fotossíntese (nutrição orgânica) as plantas também retiram água e sais minerais do solo, esses minerais são necessários para o bom funcionamento das células e estão divididos em macronutrientes (as plantas necessitam de grandes quantidades) e micronutrientes (necessitam de pequenas quantidades), vale lembrar que nem um mineral tem maior importância que outro, as plantas necessitam de todos eles para sobreviverem.


Macronutrientes

Micronutrientes

Hidrogênio (H)

Cloro         (Cl)

Carbono     (C)

Ferro          (Fe)

Oxigênio    (O)

Boro          (B)

Nitrogênio  (N)

Manganês  (Mn)

Fósforo       (P)

Sódio         (Na)

Cálcio        (Ca)   

Zinco         (Zn)

Magnésio  (Mg)

Cobre         (Cu)

Potássio     (K)

Níquel        (Ni)

Enxofre     (S)

Molibdênio (Mb)

Silício         (Si)

 


    Caso falte a planta algum desses elementos químicos e essenciais ela poderá apresentar sintomas específicos da deficiência.

   O desenvolvimento e o crescimento das plantas são regulados por hormônios vegetais, ou fitormônios, que são substâncias orgânicas produzidas em determinadas regiões da planta, após essa produção migram para os locais onde exercem seus efeitos. Já foram identificadas cinco categorias principais de hormônios vegetais, são eles:

 

 

Hormônio

Principais funções

Local de produção

Transporte

Auxina

Estimula o alongamento celular; atua no fototropismo, no geotro- pismo, na dominância apical e no desenvolvimento dos frutos.

Meristemas do caule, primórdios foliares, folhas jo- vens, frutos e se- mentes.

Células do floema.

Giberelina

Promove a germinação de se-mentes e o desenvolvimento de brotos; estimula o alongamento do caule e das folhas, a floração e o desenvolvimento de frutos.

Meristemas, frutos e sementes.

Provavelmente através do xilema.

Citosonina

Estimula as divisões celulares e o desenvolvimento das gemas; participa da diferenciação dos tecidos e retarda o envelheci- mento dos órgãos.

Desconhecido; acredita-se que um dos locais de sua produção seja a extremidade das raízes.

Desconhecido; acredita-se que seja através do xilema.

Ácido abscísico

Inibe o crescimento; promove a dormência de gemas e de semen- tes; induz o envelhecimento de folhas, flores e frutos; induz o fechamento dos estômatos.

Folhas, coifa e caule.

Provavelmente através dos vasos condutores de seiva.

Etileno

Amadurecimento de frutos; atua na abscisão das folhas.

Diversas partes da planta.

Difusão através dos espaços en- tre as células.

   O crescimento de uma planta em resposta a um estímulo externo é chamado de tropismo. Há três tipos de tropismo: fototropismo, quando a planta cresce em direção a luz, gravitropismo, que é o crescimento em resposta a gravidade e o hidrotropismo, que é o crescimento a procura de água.

(Fonte: Sonia Lopes e Sergio Rosso, 2005 e José Mariano e Gilberto Rodrigues 2004)   


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Veja esse vídeo e aprenda um pouco mais sobre o processo da fotossíntese
Aula prática: Fotossíntese
Aula prática: Influência da luz na fotossíntese
Aula prática: Transpiração
Movimentos das plantas (fototropismo e geotropismo)
Nutrição das plantas 
Diferença entre adubos orgânicos e inorgânicos





Teste seus conhecimentos!

1.      (Enem 2009) A fotossíntese é importante para a vida na terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar a conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água pra a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.

As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que

a)      o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.

b)      os carboidratos convertem energia solar em energia química.

c)      a vida na terra depende, em última analise, da energia proveniente do Sol. 

d)     o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.

e)      a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.


2.      (Enem 2011) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água.

Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219. 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma             proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado por que:

 

a)      os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.

b)      os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.

c)      as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.

d)     as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

e)      as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.



3.      (Enem 2013) Plantas terrestres que ainda estão em fase de crescimento fixam grandes quantidades de CO2, utilizando-o para formar novas moléculas orgânicas, e liberam grande quantidade de O2. No entanto, em florestas maduras, cujas árvores já atingiram o equilíbrio, o consumo de O2 pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossíntese. A morte natural de árvores nessas florestas afeta temporariamente a concentração de O2 e de CO2 próximo à superfície do solo onde caíram. 

A concentração de O2 próximo ao solo, no local da queda, será

a)      menor, pois haverá consumo de O2 durante a decomposição dessas árvores.

b)      maior, pois haverá economia de O2 pela ausência das árvores mortas.

c)      maior, pois haverá liberação de O2 durante a fotossíntese das árvores jovens.

d)     igual, pois haverá consumo e produção de O2 pelas arvores maduras restantes.

e)      menor, pois haverá redução de O2 pela falta da fotossíntese realizada pelas árvores mortas. 





GABARITO

1.C     2. D    3. A

Disponível em: http://zip.net/bfrB05. Acessado em: 04 mar. 2016. 





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