1º ano


Constituintes da Matéria Viva


Os seres vivos possuem propriedades diferentes da matéria bruta (sem vida), formada basicamente por átomos de Silício (Si), Alumínio (Al) e Oxigênio (O). Tais elementos são relativamente simples e não propiciam a formação de cadeias complexas que, consequentemente, não formam reações complexas. 

Fragmentos de SILÍCIO.
(Fonte:http://www.magnoepaula.com.br/FERRO-SILICIO-maior.jpg)

Latas de ALUMÍNIO.
(Fonte:http://www.anonymousbrasil.com/wp-content/uploads/2012/12/latas-de-aluminio.jpg)

Na matéria que constitui os seres vivos, predominam certos elementos químicos, como: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre (S). Diferentemente da matéria bruta, os elementos que compõem os seres vivos formam cadeias complexas, gerando a possibilidade de reações complexas. Esses seis elementos constituem aproximadamente 98% da massa corporal da maioria das espécies vivas. No entanto, diversos outros elementos químicos também são necessários ao funcionamento dos organismos vivos, embora se encontrem em pequenas proporções.

Representação percentual, em massa, das principais substâncias presentes na matéria viva (o primeiro gráfico inclui a água e o segundo, não)
(Adaptado de:http://dc218.4shared.com/doc/WMD2qPAl/preview003.png)


É interessante notar que podemos encontrar nos seres vivos dois tipos básicos de substâncias: as orgânicas, que apresentam átomos de carbono (C) em sua constituição (carboidratos, lipídeos, proteínas, enzimas, ácidos nucleicos, etc.), e as inorgânicas, que não o apresentam (água e sais minerais).
De acordo com as quantidades diárias dos nutrientes necessários para um  bom funcionamento do nosso corpo, alguns pesquisadores consideram a seguinte pirâmide alimentar, como, base para uma alimentação saúdavel. 

Pirâmide de distribuição alimentar ilustrando algumas das  principais substâncias orgânicas diariamente necessárias para um bom funcionamento do corpo humano.
(Fonte: http://www.iestrj.org/wp-content/uploads/2012/03/pir_alimentar.jpg)
Água, substância inorgânica conhecida como o solvente universal.
(Fonte:http://www.metro1.com.br/uploads/imagens/not_interna/IMG_1363870284.jpg)



1 (ENEM-2005) A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contra-indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarréias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois:

(A) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção.
(B) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária.
(C) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas.
(D) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas.
(E) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

2 (ENEM-2007) Ao beber uma solução de glicose (C6H12O6), um corta-cana ingere uma substância:

(A) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo.
(B) inflamável que, queimada pelo organismo, produz água para manter a hidratação das células.
(C) que eleva a taxa de açúcar no sangue e é armazenada na célula, o que restabelece o teor de oxigênio no organismo.
(D) insolúvel em água, o que aumenta a retenção de líquidos pelo organismo.
(E) de sabor adocicado que, utilizada na respiração celular, fornece CO2 para manter estável a taxa de carbono na atmosfera.


3 (ENEM-2007) De acordo com a legislação brasileira, são tipos de água engarrafada que podem ser vendidos no comércio para o consumo humano:
  • água mineral: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas específicas, com características que lhe conferem ação medicamentosa;
  • água potável de mesa: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui características que a tornam adequada ao consumo humano;
  • água purificada adicionada de sais: água produzida artificialmente por meio da adição à água potável de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada. Com base nessas informações, conclui-se que
(A) os três tipos de água descritos na legislação são potáveis.
(B) toda água engarrafada vendida no comércio é água mineral.
(C) água purificada adicionada de sais é um produto natural encontrado em algumas fontes específicas.
(D) a água potável de mesa é adequada para o consumo humano porque apresenta extensa flora bacteriana.
(E) a legislação brasileira reconhece que todos os tipos de água têm ação medicamentosa.















Gabarito
1 - E    
2 - A      
3 - A   

Nenhum comentário: