Protoctistas

Você já foi a um restaurante e pediu sushi? 

Bandeja de sushi
http://www.cafesbh.com.br/sushi/

Se sim, deve ter reparado que alguns deles são envoltos por uma folha preta, que é na verdade uma alga comestível. Existem diversos tipos de algas e elas podem ser encontradas na água doce e salgada e em terra firme.

 As algas juntamente com os protozoários formam o reino Protoctista,que é constituído por representantes unicelulares e multicelulares.

Alguns representantes do Reino Protoctista
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/10/protozoarios-diversidade.jpg

Já quando falamos em protozoários os representantes clássico são as ameba ou os que possuem importância médica como por exemplo o protozoário causador da toxoplasmose. A seguir discorreremos sobre características dos representante deste reino.

Vamos começar pelas algas, esses seres possuem cloroplastos e são autotróficos,  juntamente com protozoários, larvas microcrustácios irá formar o plâncton nos mares e lagos. O plâncton é muito importante para quase todos os seres heterotróficos pois representa a principal fonte de alimento. 

A classificação das algas se baseia em três critérios: pigmentos presentes no plasto, tipo de substância de reserva e componentes da parede celular.O quadro abaixo possui os principais grupos de algas e algumas particularidades.

Filo
Importância e peculiaridades
Filo
Importância e peculiaridades
Chlorophyta
(algas verdes)

Prováveis ancestrais das plantas; algumas espécies são comestíveis; podem formar associações endossimbióticas com fungos (líquens) e cnidários (zooclorelas).
Chrysophyta
(algas douradas)

Estes representantes fazem reserva de óleo, leucosina e volutina.
Phaeophyta
(algas pardas)

Apresentam espécies comestíveis (kombu); Possuem os maiores talos. A algina da parede dá a consistência de alimentos, como a espuma da cerveja, e funciona como emulsificante de sorvetes, doces e maionese.
Euglenophyta (euglenóides)
Apresenta um modo ambíguo de nutrição que irá depender do ambiente em que está.
Rhodophyta
(algas vermelhas)

Apresentam espécies comestíveis como  Porphyra sp. (sushi). O ágar da parede é utilizado na fabricação de géis, e a carragenina, como estabilizante de emulsões.
Dinophyta (dinoflagelados)
São as responsáveis por causar as MARÉS. Podem ser encontrados associados com protozoários actinopodes e corais (zooxantelas). Algumas apresentam bioluminescência.
Bacillariophyta (diatomáceas)
Recobertas por carapaças chamadas frustúlas, constituídas de SiO2. O acúmulo de carapaças no fundo do mar origina os diatomitos, utilizados na produção de polidores, filtros e isolantes térmicos.
Charophyta
(carofíceas)
Assemelham-se com os musgos terrestres, mas possui um aspecto áspero e petrificado devido ao acúmulo de carbonato de cálcio.

As algas podem se reproduzir assexuadamente pelos processos de divisão binária (onde ocorre a duplicação do material genético e divisão dando origem a dois exemplares idênticos), fragmentação (em algas filamentosas o talo irá dar origem a outra alga) e zoosporia (formação de célula flageladas que darão origem a zoósporos que vai se fixar em um ambiente favorável dando origem aos novos talos). Já a reprodução assexuada ocorre através da fusão de dois gametas.

Os protozoários são seres unicelulares, heterotróficos e eucariontes, podem ter  vida livre ou parasitar outros seres, apesar de possuírem uma única célula ela pode ser bem complexa. A reprodução pode ocorrer sexuada ou assexuadamente.

Filo
Características
Rhizopoda
(amebas)

Célula flexível. Locomovem-se e capturam alimento com o uso dos pseudópodes. Algumas formam carapaças chamadas testas. Entamoeba histolytica causa a amebíase.

Actinopoda
(radiolários e heliozoários)

Também apresentam pseudópodes. Os radiolários apresentam uma cápsula central de sustentação (os heliozoários não). Associam-se de forma simbiótica com algas (zooxantelas – dinoflageladas).

Foraminifera
(foraminíferos)

Também apresentam pseudópodes. Possuem um esqueleto perfurado que pode formar depósitos calcários chamados vasas. São indicadores da presença de petróleo.

Apicomplexa
(esporozoários)

Não possuem estruturas locomotoras. Todos são parasitas. Apresentam uma organela chamada complexo apical, responsável pela penetração do protozoário na célula hospedeira. Plasmodium vivax causa a malária
.
Zoomastigophora
(flagelados)

Locomovem-se com o uso de flagelos (nas espécies sésseis, os flagelos servem para a captura de alimentos).Trypanosoma cruzi causa a doença de chagas.

Ciliophora
(ciliados)

Locomovem-se com o uso de cílios (nas espécies sésseis, os cílios servem para a captura de alimentos). Apresentam células bastante complexas (como já visto acima). Têm dois núcleos, um Macronúcleo e um Micronúcleo (este, envolvido no processo de conjugação).


Saiba mais...



Teste seus conhecimentos!

1. Assinale a alternativa incorreta, com relação aos protistas: 

a) todos os protistas são unicelulares eucariontes.
b)a reprodução dos protistas pode ser assexuada ou sexuada;
c) nem todos os protistas são microscópicos;
d)todos os protistas possuem uma membrana, mais ou menos delgada, que os envolve;
e) nem todos os protistas têm um só núcleo.

2. (Ufpi 2003) Atualmente, biólogos da área de sistemática e evolução dos seres vivos incluem as algas como pertencentes ao reino Protoctista, e não ao reino Vegetal, como tradicionalmente se conhece devido à sua aparência com as plantas. A explicação para se classificar as algas como Protoctista e não como Vegetal está no fato da:


a) ausência de organelas celulares.

b) presença de clorofila como pigmento fotossintetizante.
c) 
presença de células com parede celulósica.
d) 
ausência de tecidos e órgãos bem diferenciados.

e) ausência de envoltório nuclear em suas células.

3. (ENEM 2007)

Lagoa Azul está doente 

Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com relação a três doenças: doença de chagas, esquistossomose e ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas. 

Proposta 1: promover uma campanha de vacinação. 

Proposta 2: promover uma campanha de educação da população a noções básicas de higiene, incluindo fervura da água. 

Proposta 3: construir rede de saneamento básico. 

Proposta 4: melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó. 

Proposta 5: realizar campanha de esclarecimento sobre o perigo de banhos em lagoas. 

Proposta 6: aconselhar o uso controlado de inseticidas. 

Proposta 7: drenar e aterrar as lagoas do município. 

Você sabe que a doença de Chagas é causada por um protozoário (Tryponosoma cruzi) transmitido pela picada de insetos hematófagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto, as mais efetivas na prevenção dessa doença são: 
a) 1 e 2 
b) 3 e 5 
c) 4 e 6 
d) 1 e 3 
e) 2 e 3 

4. (Ufc 1999) A grande importância ecológica das algas planctônicas é devida ao fato de elas proporcionarem:

a) a produção de oxigênio na Terra;
b) o equilíbrio da temperatura dos oceanos;
c) o equilíbrio da salinidade dos oceanos;
d) o equílíbrio da temperatura na Terra;
e) a ciclagem do nitrogênio nos oceanos.


GABARITO

1. E          2. B      3. 01+02 = 03       4. A       5. E       6. B       7. A      8. D      9. B     10. C